19 de abril de 2009

Culpa: Vilã?

Várias vezes ouvimos a frase "estudo para ser alguém na vida". Essa idéia de que só seremos "alguém" com base na educação é sociologicamente herdada de uma sociedade aonde o funcionalismo impera.
Com esses ideais, sentimos vergonha quando não somos bem informados, não temos "cultura", ou não estudamos para saber de tudo um pouco. Nos séculos passados, até meados do século XX, não era preciso estudar muito para conseguir um trabalho digno, porém a vergonha nessa época, não se impunha para os outros, mas sim, para si próprio.
Mesmo que ninguém soubesse ou visse o que tinhamos feito de errado, nossa consciência já se cobria de vergonha, pois nossos valores e nossa moral era maior do que qualquer ética imposta pela sociedade.
Com o mundo atual é diferente, a ética de ser julgado pelos outros é mais forte do que nossa moral, então não fazemos o que temos vontade para não ser apontado e nossos valores ficam escondidos a medida que damos mais importância ao que o outro pensa sobre nós.
A culpa é um fator que veio para ajudar a sociedade moderna a sentir menos vergonha interna. Com ela podemos errar sempre, porém antecipadamente sabemos que sentiremos culpa e arrependimento logo em seguida, para enfim sermos perdoados, pelos humanos e pelos santos.

Letícia Iambasso

Nenhum comentário: