5 de abril de 2009

Consequências da "DITABRANDA"

No dia 17 de fevereiro de 2009, o jornal Folha de São Paulo usou o termo “dita branda” em um de seus editoriais, para caracterizar a ditadura que ocorreu no Brasil por mais de 25 anos. A argumentação utilizada foi que nos outros países, que também sofreram com a ditadura, os regimes foram piores e deixaram mais mortes, um dos maiores veículos de comunicação expressou sua opinião sobre um do mais polêmico assunto deste país, que mesmo tentando, nunca irá conseguir esquecer os tempos de guerra durante o regime.
Como conseqüências, a Folha despertou a ira de milhares de manifestantes, anônimos e professores, conhecidos e desconhecidos, que se organizaram pela internet e fizeram um protesto em frente à sede do jornal no último dia 7 de março organizado pelo blogueiro Eduardo Guimarães e pelo Movimento dos Sem-Mídia. Cerca de 300 pessoas participaram da manifestação, não somente para protestar, mas também para prestar solidariedade aos professores Maria Victoria Benevides e Fabio Konder Comparato, pois os mesmos foram chamados de cínicos em resposta por terem enviado mensagens na seção Painel do Leitor, do mesmo jornal, repugnando a atitude da direção da Folha em seu infeliz comentário.
Da solidariedade prestada aos professores, foi criado um abaixo-assinado por um grupo de intelectuais, aonde atualmente conta com aproximadamente 3.116 assinaturas, em “repúdio à arbitrária e inverídica revisão histórica”. Dentre as assinaturas, consta a do arquiteto Oscar Niemeyer, o compositor Chico Buarque, o crítico literário Antonio Candido e o jurista Goffredo da Silva Telles Jr.
No blog intitulado O Incrível Exército Blog O Leone há um texto sobre as histórias que o general Hugo Abreu, chefe da casa militar do presidente Geisel, contando os diálogos mantidos durante a ditadura com Otávio Frias, Júlio Mesquita, Nascimento Brito, e Roberto Marinho, então donos dos grandes veículos de comunicação na época. Esses diálogos geralmente eram sobre as matérias circuladas nos jornais para agradar o general, e para isso ocorrer, valia até dar jantares em sua residência para os donos dos quatro jornais.
Se a ditadura foi mais branda do que nos outros países de regimes nazistas e fascistas, não importa, nada irá apagar os anos de terror, censura e injustiça que esta nação viveu.

Fontes:

www.blogoleone.blogspot.com

www.tatodemacedo.blogspot.com

www.observatoriodaimprensa.com.br

O abaixo-assinado pode ser verificado no site:www.ipetitions.com/petitions/solidariedadeabenevidesecomparato

Um comentário:

Gabriel... disse...

Le Parabéns pelo seu blog!!!

Você está escrevendo de uma maneira fenomenal!!!!.....como já te disse leio tudo que você escreve, já virei um fã!!!!rsrs

Siga com esse blog e com essa vontade que voê vai muito longe!!!

Te cuida, beijos!