3 de março de 2009

Quem Quer ser um Milionário?


Ao melhor estilo de "Show do Milhão", o programa com o mesmo nome do filme é mero coadjuvante na história do menino favelado e pobre Jamal, que participa do programa e ganha 20 milhões de rúpias, moeda indiana.
A India não é somente a riqueza que a televisão mostra ou a beleza do Taj Mahal, o país sofre com a miséria e com a falta de água nas comunidades carentes, além da guerra religiosa.
A favela de Mumbai é o cenário da infância de Jamal, até a morte de sua mãe, assassinada por palestinos. Desde então ele e o irmão Salim ficaram vagando no lixão da favela, junto com eles ficou a garota Latika, que logo ganhou a simpatia de Jamal pois também havia perdido seus pais.
Essa lembrança do assassinato de sua mãe e outras estão passando pelos pensamentos de Jamal enquanto o mesmo participa do programa, pois os detalhes de sua infância sofrida levam-o a responder com exatidão as respostas certas.
Assim ele consegue ganhar 10 milhões de rúpias no primeiro dia de programa, algo nunca realizado pelos mais diversos intelectuais que passaram pelo programa e não conseguiram levar mais do que 16 mil rúpias.
Porém, logo após o programa, Jamal é preso acusado de ter trapaceado, resultando na indignação de todo país que já via o garoto como um herói nacional, realizando o desejo de todos. Enquanto esteve preso recebeu agressões e torturas para confessar sua culpa, o que não ocorreu e então o delegado deu uma chance para ele se explicar e o mesmo acabou contando toda sua vida.
Entre preconceitos contra jovens pobres, favelados e ingênuos, o filme consegue mostrar o que ocorre não somente na India, mas em todo o mundo com pessoas iguais a Jamal, discriminados pelas sociedades, sem oportunidades de estudo e de trabalho, tendo que escolher entre a miséria ou o roubo.
Quando uma história passa a apresentar a realidade atráves da ficção, não é necessário um roteirista ou um diretor fantástico para ser merecedor do Oscar, entre esses dois mundos há histórias iguais a de Jamal, contudo são desconhecidas para nós.

Letícia Iambasso

Um comentário:

Leonardo Ferreira disse...

Le, muito bom o seu blog!

Ainda não tinha entrado.. e agora vi oq eu tava perdendo...rs

Parabéns!