4 de outubro de 2009

Compreensão

O que é compreender? Segundo o dicionário Aurélio é abranger, entender, perceber etc.
Claro que na prática isso é diferente. Para vivermos bem com as pessoas, é necessário possuir a empatia e a compreensão pela sua personalidade e por seus atos, que ás vezes podem machucar demais quem está perto.
Se você não respeita a opinião alheia e fere quem não conhece, desculpe, terá que aprender algumas lições pra não tomar do próprio veneno.
Respeitar o próximo é um mandamento divino. Considerando a atual situação do mundo, em que ter é mais importante do que ser, as pessoas não conseguem enxergar a alma do outro, e exteriorizam o que acham que estão vendo no próximo.
Claro que há pessoas que se fecham e se escondem dentro de si mesmo. Mas isto não é desculpa para receberem ofensas e pedras de pessoas que convivem com elas e não conseguem COMPREENDER suas atitudes.
Ninguém é obrigado a isto. Porém se você encontrar-se um dia em tal situação, pense dez vezes antes de dirigir um comentário maldoso pra alguém, se você não a entende, não precisa ofendê-la.
Se ela possuir um problema, de vez ajudar, estará piorando a situação.
Escrevo isto por experiência própria. Esta semana fui julgada por uma característica ruim que não vejo que tenho. Ok, críticas todo mundo recebe. Mas pensei que esta pessoa me conhecia, e me enganei.
Quem me conhece vai sempre COMPREENDER minhas atitudes, mesmo que não as aceite.
O ser humano está longe de aceitar os defeitos dos outros. E nós sempre estaremos nos importando com o que o outro pensa de nós. É mais forte do que a lei da gravidade.
Sempre seremos o que os outros enxergam de nós.
Entretanto podemos mudar isso. Somente COMPREENDENDO o porquê de cada atitude. Repare que isto não irá te ferir e nem mudar sua opinião, e sim ajudar quem está perto de você. É uma forma de caridade!!!


Letícia Iambasso

3 comentários:

Nader disse...

Sabe..por mais que neguemos, sempre vamos julgar as pessoas..isto eh um dom natural...sempre tentamos advinhar o que as pessoas estão pensando de nós, e com isso deixamos de ouvir o que realmente elas tem a dizer....o que podemos fazer eh modificar nossas atitudes...sem prejulgamentos, apenas ouvir e tentar compreender e aceitar as pessoas....acho que fariamos uma puta diferença....mas...quem se habilita? o que é mais facil? claro, se manter em sua zona de conforto.....acomodado....infelizmente...

CRISTINA disse...

Olá
A compreensão é uma pratica dia-a-dia, nós seres humanos não conseguiremos ser compreendedores da noite para o dia, mas podemos começar hoje e agora a compreender o próximo, muitas vezes as pessoas pensam que nos conhecem e nem procuram refletir e pensar que não somos perfeitos e muitas vezes estamos passando por momentos difíceis, isto explica muitas coisas. As pessoas gostam de julgar, mas cada um vive fases e momentos difíceis e não devemos agir diferentemente com nossos colegas, amigos e familiares.
A compreensão é uma dádiva que a pessoa tem. Basta pensarmos e mudarmos de atitude.

Xxx Abade disse...

realmente a compreensão vai alem do que enxergamos, vai alem do perdao, vai alem de aceitar, modos, gestos e defeitos, se é que existem defeitos, cada personalidade exige uma aceitação o que nao é da indole do ser humano, pelo contrario, dai a comprensao se torna algo dificil apesar de ser a base para muitas coisas, Leh parabens pelo blog