9 de fevereiro de 2009

Uma viagem perdida






















No dia 8 de fevereiro houve uma paralisação na linha da Cptm de nr 7, que liga o municipio de Francisco Morato à estação da Luz em São Paulo. O motivo? Um forte temporal que desabou na cidade e na região, provocando o transbordamento do rio que passa entre as cidades de Francisco Morato, Franco da Rocha e Caieiras, alagando ruas e principalmente os trilhos aonde passa os trens que vão a São Paulo.
Eu embarquei na estação de Francisco Morato as 18:30 com destino a estação terminal Luz, após passar a estação de Franco da Rocha, o mesmo parou entre Franco e Caieiras, impossibilitado de prosseguir na viagem devido a água cada vez mais em maiores quantidades transbordando para a linha.
A cidade já estava quase toda coberta pela lama, e cada vez o nível da água subia, inundando além das ruas, as lojas do comércio da região, provocando prejuízos inestimáveis para seus proprietários.
A composição retornou a plataforma de Franco da Rocha sem previsão de regularizar as viagens, nenhum trem podia passar no trecho alagado da linha. Durante uma hora ficamos eu e
os passageiros sem nenhuma notícia para nos deixar com esperança, a chuva já havia parado, mas o estrago já estava feito.
Após esta espera, recebemos a informação que a composição ia retornar para estação de Francisco Morato e ainda sem nenhuma previsão para recomeçar as partidas para São Paulo. Retornei à cidade da qual havia saído há 1 hora e 30 minutos, tempo suficiente para ter chego ao meu destino, toda estação estava abarrotada de gente, a catraca havia sido fechada para embarque e uma multidão esperava do lado de fora, aguardando, filas enormes nos orelhões, gente atrasada para o trabalho, com compromissos perdidos ou simplesmente retornando as suas casas após visitas à parentes.
Muitas não perderam a esperança e não arredaram pé do trem que estava pronto para partir, porém não podia, era preciso aguardar que a água dos trilhos baixasse. Algumas reclamando e lembrando da tarifa que ia sofrer reajuste no próximo dia.
Eu fui embora às 21h00, depois da tentativa frustante de voltar para casa onde vivo atualmente, decidi retornar à casa de minha irmã e pernoitar na mesma. Fui embora, mas não sem antes pegar minha passagem de volta, não utilizada.
O problema das enchentes na região é bem antigo, entra e sai governantes municipais e ninguém consegue resolver o problema, como o mesmo rio passa pelas três cidades, os três prefeitos poderiam reunirem - se e tomarem medidas cabíveis para tentar achar a solução. Enquanto isso não ocorre, estaremos na mão da mãe natureza e de suas tempestades furiosas no verão.


P.S: No dia seguinte a circulação de trens estava normalizada, soube que logo após ir embora, houve a regularização e as pessoas puderam embarcar.


Letícia Iambasso.

2 comentários:

Aline Kátia Melo disse...

Olá Letícia
Gostei do texto, nessa mesma noite estava na Barra Funda quando os trens paralisaram sem saber ao certo o que aconteceu nesses municípios que não conheço muito bem...
Vou colocar link para seu blog vamos fortalecer nossa rede
bjs

Plush Doll disse...

Nossa... ficou alagada no trem. Neste mesmo dia, a Dessa ficou presa no trânsito, vendo os carros boiarem e a Sabrina teve que ir andando no meio da água da Lapa até a residência dela.
Gostei do texto. Beijos e ateh.